quinta-feira, 9 de abril de 2009

Liverpool x Chelsea

Quando acordei esta manhã achei que à noite iria para a cama com dor de cabeça. É que hoje foi dia de Champions League e de Copa do Brasil. Rodada dupla, emoção dobrada. Liverpool x Chelsea; Juventude x Vitória. Esses eram os dois jogos que me interessavam. Sempre fico tensa em jogos de decisão, principalmente tratando-se de Vitória e Chelsea (o Vitória, time do coração; o Chelsea time que recentemente conquistou um espacinho no meu coração rubro-negro).

Desde a sexta-feira, 27 de março (se não me engano), em que foram definidos os confrontos para as quartas de final da Copa dos Campeões da Europa, a UEFA Champions League, eu já lamentava: “Que azar do Chelsea! Logo o Liverpool...” Enquanto os outros ingleses, Machester United e Arsenal, enfrentariam, respectivamente, Porto e Villareal, equipes de menos peso, o meu Chelsea pegaria o Liverpool, que atropelou o Real Madrid nas oitavas de final e que vem em acensão no campeonato inglês.

Eu já estava no clima das quartas de final desde terça-feira. Entre Villareal x Arsenal (1x1) e Manchester United x Porto (2x2), optei pelo segundo jogo. Com a TV ligada nos canais ESPN, torci para o Porto, de azul (e branco), e vibrei com o segundo gol dos portugueses (marcado por um argentino), arrancando a vitória dos pés do Manchester, aos 88 minutos, em pleno Old Trafford. A semana começou bem, mas não diminuiu a tensão reservada para a quarta-feira.

Hoje, às 15:30 tomei meu lugar em frente a tela plana e esperei a bola rolar para o aguardado Liverpool x Chelsea. Aos 6 minutos meus temores se confirmaram. Numa bela jogada do Liverpool, Fernando Torres ficou livre na área do Chelsea e abriu o placar. “Logo no início!” Na minha cabeça eu já antecipava o desastre. “O Chelsea precisa marcar pelo menos um gol.” (Gol na casa do adversário nesse tipo de competição é muito importante). E teve chance. Drogba perdeu uma grande oportunidade na cara do goleiro.

O jogo estava ficando empolgante, o Chelsea jogava bem, criava boas oportunidades e o gol de empate parecia próximo. Eu estava bastante concentrada quando o interfone tocou na cozinha. O telefone até dá pra ignorar (quem tiver alguma coisa importante para dizer vai ligar no celular, nem que seja a cobrar), mas deixar de atender o interfone é mais complicado... pode ter alguém querendo subir e fica chato deixar a pessoa esperando. “É da farmácia!” Gritou alguém da cozinha. “Pergunta se pode subir!” Gritei da sala. Eu já sabia que a resposta seria não.

O toque do interfone já tinha sido o bastante para fazer meu humor mudar. Quando percebi que ainda teria que descer até a portaria então... Com a cara fechada, peguei o cheque na mesa e chamei o elevador, ouvindo minha mãe dizer: “Eu fico aqui torcendo pra você”. Assim que o elevador chegou no P me dei conta de que tinha esquecido a receita médica em casa. Caminhei até à portaria mesmo assim, achando que o motoboy não iria perceber. Ledo engano. “Sem a receita não pode”. Depois de mais um sobe, desce e sobe fui recepcionada por minha mãe, torcedora suplente: “O Chelsea perdeu um bocado de gol, e o outro time quase fez mais um”. E eu tinha perdido todos os lances!

Meu mau humor não duraria muito tempo. Aos 39 minutos eu já estava gritando GOL quando Ivanovic, com uma movimentação surpreendente dentro da área, marcou, de cabeça, o gol de empate. Tudo igual em Anfield. O jogo poderia acabar e eu estaria feliz com o resultado. Mas ainda tinha o segundo tempo. Tudo podia acontecer. O Chelsea voltou com uma energia e uma determinação impressionantes, jogando para frente o tempo todo, como poucas vezes o vi jogar tendo vantagem no placar (tratando-se de competições como essa, 1x1 fora de casa pode ser um resultado vantajoso). Mesmo quando fez o segundo gol (novamente Ibramovic de cabeça) e virou pra cima do Liverpool, perdidinho na partida, os Blues continuaram atacando. Minutos depois marcaram o terceiro, com Drogba, para a minha alegria. Ai tive que ir comemorar com minha mãe e ligar para meu pai para dizer o resultado do jogo. Liverpool 1x3 Chelsea. Terça-feira que vem tem mais.

À noite, pela Copa do Brasil, o Vitória também me surpreendeu, não por ter vencido o Juventude, mas por ter batido o time de Caxias do Sul fora de casa pela primeira vez em jogos oficiais. A partida não foi tão empolgante e não conseguiu prender minha atenção no segundo tempo. Depois do jogaço da tarde, com equipes de primeira linha, seria pedir demais. Comparações à parte, o Vitória jogou com personalidade, foi para cima do Juventude e marcou logo no início, aos 7 minutos, com a total colaboração do goleiro adversário (o goleirão empurra a bola para dentro do gol, após ele mesmo ter espalmado a pelota). No segundo tempo o Juventude empatou de falta e o Vitória fez o segundo, também de falta num golaço de Bida. Juventude 1x2 Vitória. O próximo encontro entre as duas equipes será no Barradão, em Salvador.

Com o Chelsea e o Vitória mais perto da próxima fase, vou dormir sem dor de cabeça. Quem sabe ela não aparece na semana quem vem.

9 comentários:

  1. Amiga ao contrario do Vitoria seu texto prendeu bastante minha atencao... ADOREI...e gostei de ver, ateh que enfim tornou publica sua arte!! Estou ansiosa pelos proximos e principalmente pelo best seller!!!
    bjaooo saudadeeeeeeee
    Bete

    ResponderExcluir
  2. Lú!!! Amei a idéia! Continue escrevendo que continuaremos lendo e dando risada, pois como escreve dá pra imaginar você falando!!!
    Beijos
    Suzete e Marcos

    ResponderExcluir
  3. Apesar de eu não gostar de futebol, eu acho otimo o jeito que vc escreve. Continue!
    Beijão!
    Bruno Sellani

    ResponderExcluir
  4. Ei Lu! Até que enfim posso postar no seu Blog! Bom, os comentários vao para a apresentaçao. Ainda bem que seguiu a sugestao, gosto muito do que vc escreve minha irma, apesar de n ter lido muito de suas obras ultimamente. Mas ai esta uma otima oportunidade, ainda mais que agora que suas férias aqui no Brasil estao acabando...(rs) Continue escrevendo e n se engane, esse seu mundo ai em cima do seu nariz eh muito interessante sim.
    BJ,
    Daniel

    ResponderExcluir
  5. Lú,

    adorei a iniciativa!!! Tenho certeza de que será uma excelente oportunidade de mostrar tudo que você sabe e é capaz! Te adoro muito!!! Conta comigo para o que você precisar!

    Janine Guedes

    ResponderExcluir
  6. To acompanhando.. quando formar opnião eu falo :p

    ResponderExcluir
  7. ummmmmm :) gostei de ver!!! temos uma comentarista e escritora entre nos!! voce precisa me dar umas aulas "futebolisticas"! escreve sobre o ultimo jogo do Chelsea que vc assistiu aqui em casa...dei muita risada vc falando sozinha e pulando do sofa a cada passe de bola..pensei que voce teria um heart attack haha
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Ate que fim eu achei algo interessante na net!!! Sou sua fã Luciana, continue escrevendo....
    um super beijo

    ResponderExcluir
  9. Minha prima show! amo futebol, curto um cinema e a pipoca se torna obrigatória!!! afinal oq é cinema sem pipoca!! Mas de fato gostei da forma de narrar a adrenalina que sentimos nessas partidas clássicas e que parece que propositadamente os caras,(jogadores sentem nosso drama e brincam conosco,!!1 Mas até quem n sabe, n gosta e n entende de futebol, gostaria. parabéns, precisando de qualquer coisa só falar! ah! quanto ao seu Vitória, deixa pra lá sem comentário, é fato que se resolvesse falar do Bahia em respeito ao futebol Nordestino muito mais assunto, e adrenalina teria aí, ou até mesmo do sport.!!! te amooo sua primoca Gabí

    ResponderExcluir