terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

A Champions Voltou!

Demorou, mas finalmente a Champions League voltou do recesso para nos presentear com a fase final da competição. No primeiro dia das oitavas de final, duas partidas que prometiam – Lyon x Real Madrid e Milan x Manchester United. Eu aproveitei a neve que caia lá fora para ficar em casa e assistir aos dois jogos de camarote.

Na França, o Real Madrid entrou em campo como se fossem os donos da casa. Apesar das vaias incessantes dos torcedores dos Gones, o Real dominou os primeiros 25 minutos da partida, jogando com velocidade, com direito a firulas de Cristiano Ronaldo, enquanto o Lyon parecia estudar o adversário. No entanto, foram os donos da casa que tiveram as melhores oportunidades. Aos 9 minutos, num contra-ataque, Govou recebe um lançamento nas costas do lateral Marcelo, e chuta a bola, que bate na rede pelo lado de fora. Aos 11 minutos, novamente Govou recebe livre, mas chuta por cima do gol. Aos 19, Lisandro Lopez parte em mais um contra-ataque desperdiçado. Um minuto depois é a vez do Real ameaçar. Kaká abre a jogada para Marcelo que chuta de primeira, mas o zagueiro do Lyon afasta. O Real continuava com a maior posse de bola, mas insistia em jogar somente pelo lado esquerdo e esbarrava na defesa do Lyon, que demonstrou disciplina tática e objetividade no decorrer da partida. A partir dos 30 minutos, os Gones perdem o medo dos galáticos e começam a tomar a iniciativa no jogo. Aos 36, já merecem o gol, e ele quase sai aos 40 no chute de bate-pronto de Delgado, que manda a bola na trave. O primeiro tempo termina 0 a 0.

Na volta do intervalo, mal deu tempo de retomar o meu lugar no sofá para ver o golaço de fora da área de Makoun, que abriu o placar para o Lyon com menos de três minutos. Acho que foi a primeira vez que ouvi o nome dele no jogo. Um minuto depois, o Real chegou perto do gol em jogada perigosa. Aos 8 minutos do segundo tempo, os gândulas desapareceram com as bolas na vez do Real cobrar o lateral. E eu que pensava que essas coisas só aconteciam no Brasil... O jogo seguiu lá e cá, o Real mantinha a posse de bola, mas era o Lyon que continuava a ter as melhores oportunidades e só não marcou o segundo gol por falta de sorte ou qualidade. Lisandro Lopez deveria ter marcado quando Casilla jogou a bola em seus pés, numa reposição mal feita. Cissokho também teve chance de ampliar a diferença numa grande jogada de Lisandro, mas chutou em cima do goleiro. O Real também teve algumas chances com Cristiano Ronaldo e com Sérgio Ramos, mas não chegou a ameaçar o Lyon de verdade. Kaká quase não apareceu. O jogo foi dinâmico e bom de se assistir, mas acho que Zidane, presente no estádio, não deve ter gostado de Lyon 1 x 0 Real.

Daqui a duas semanas as equipes voltam a se enfrentar no Santiago Bernabéu que será palco da final da competição em maio. O Real Madrid tem a missão de afastar o fantasma das oitavas de final para continuar na copa e tentar chegar à final para brigar pelo que seria seu décimo título da UEFA Champions League.

No San Siro, o Milan recebeu o Manchester United. Os dois times haviam se enfrentado na semi-final da edição 2006-07 da Champions League. Kaká em seu auge foi o carrasco dos diabos vermelhos e levou o Milan à conquista da taça naquele ano. Rooney estava naquela semi-final e não teve a graça de marcar contra o Milan no San Siro. Será que hoje seria diferente? Quando o jogo começou parecia que a história se repetiria. Aos 3 minutos de jogo, Ronaldinho Gaúcho, que voltou a jogar bola, marcou para o Milan. O Milan jogava fácil e aos 10 minutos já tinha tido outras duas chances claras de gol. O Manchester, por outro lado, demonstrava displicência e não conseguia ficar com a bola nos pés. O Milan estava perto de ampliar o placar quando Scholes empata o jogo num gol inacreditável. Cruzamento a meia altura dentro da área, Scholes fura com a perna direita e por chance a bola bate na sua canela esquerda e entra no canto direito de Dida. Incrível. Aos 40 minutos, outra boa jogada de Ronaldinho. Ele chuta, a bola quica na frente de Van der Sar, mas o goleiro não a deixa passar. O primeiro tempo termina mesmo 1 x 1.

Os visitantes voltam melhor para a segunda etapa. Aos 11 minutos, Rooney deixa a sua marca. Livre na área, o baixinho desvia o cruzamento de Valencia de cabeça e mata o goleiro Dida, que faz golpe de vista. A essa altura o jogo está aberto, a defesa do Milan desorganizada e o Manchester em cima, mas sem colocar muita pressão. Aos 29, mais uma vez Rooney penetra na área livre e marca fácil de cabeça. Na substituição, o veterano Seedorf entra no jogo. Em bela jogada de Ronaldinho pela esquerda, o holandês diminui para o Milan, aos 39. Aos 40, Inzaghi perde uma chance preciosa, em outra boa jogada de Ronaldinho. O Milan pressiona, precisa pelo menos do empate para tentar uma vitória simples no Old Trafford. Tenta com Ambrosini e com Tiago Silva, mas no apito do juíz, fraco, por sinal, é o United que fica com a vitória, completando 16 jogos de invencibilidade em partidas fora de casa pela Champions League, enquanto o Milan segue sem vencer dentro de casa nessa edição da copa. Milan 2 x 3 Manchester United.

Em duas semanas o Milan vai à Inglaterra com uma tarefa dificílima – derrotar o Manchester com uma diferença de dois gols, inverter o placar de hoje ao seu favor para levar a decisão para a prorrogação, ou marcar mais de três gols para tentar uma vitória simples. De qualquer forma, o Milan vai precisar de muitos gols... Tomara que Ronaldinho esteja inspirado.

Nesta quarta-feira, o mata a mata continua com mais dois jogos – Porto x Arsenal e Bayern x Fiorentina. Semana que vem tem Stuttgart x Barcelona, Olympiacos x Bordeaux, CSKA x Sevilla e Inter de Milão x Chelsea. Nos vemos então!

Um comentário:

  1. Hey Luciana! Looking forward to your World Cup review now ;) Can't believe I needed to wake at 330am for it though here in Australia. :)

    ResponderExcluir