domingo, 28 de junho de 2009

O Fim do Amor

Eu não sei quando comecei a amar. Mentira. Já ia começar a escrever quando me lembrei daquele momento... O instante exato em que percebi que me apaixonara, que eu também era capaz. Quando a gente ama, a gente pensa que é pra sempre. Recordamos o momento com ternura e paixão. Mas nem sempre é pra sempre. E se não for pra sempre, será que era amor? Nem vou entrar nesse detalhe porque as opiniões são diversas e eu não sou nenhuma especialista. Meu conhecimento sobre o tema se resume às novelas mexicanas e à uma breve experiência dolorosa e necessária.

Quero falar, na verdade, sobre o momento em que a gente se dá conta de que acabou, de que não amamos mais. Não me refiro ao amor que é erodido pela convivência, quando as arestas não se aparam, e sim ao amor que sobrevive ao fim de um relacionamento. É difícil saber o que fazer com esse sentimento quando está vivo dentro do peito de um só. Alguns tentam transformá-lo em ódio, outros em amizade. Às vezes é mais fácil odiar a si mesmo e arranjar novos amigos, porque amizade com ex... não creio sê-la possível; não enquanto perdure o sentimento. Fingimos. É o que fazemos. Fingimos para que não nos tomem por ressentidos, rancorosos, rejeitados. Sorrimos quando queremos chorar. Elogiamos quando queremos xingar. Desejamos os mais “sinceros votos de felicidade” quando na verdade esperamos que sigam sofrendo por nós, infelizes e amargurados. Coração partido ou ego ferido? Difícil saber se sofremos pelo amor próprio ou pelo amor do outro.

Como sabemos que acabou? É disso que me proponho a falar. O processo é gradativo, claro. A imagem do fulano, ou da fulana, vai se apagando... Deixamos de vê-los em todos os lugares. O caminhão da UPS passa a ser só mais um veículo na avenida congestionada. Pensamos neles só quando lembramos que passamos o dia todo (ou uma hora que seja) sem pensá-los. As recordações tornam-se quase uma lembrança distante, destacam-se da realidade – um fruto da nossa imaginação. No meu caso, descobri que já não amava quando estava ouvindo uma música no rádio. Cantei sem dor, sem rancor. Não cantava mais pra ele. Não quisera fazer daquelas palavras minhas. Nem lembro o nome da música. As letras perderam o significado. Eu não amo mais. Não foi um dia tão feliz como aquele em que me descobri boba e apaixonada (talvez mais com a idéia do amor do que com o objeto deste), mas foi muito mais libertador. O universo se abriu. Tudo é possível outra vez.

12 comentários:

  1. "O caminhão da UPS passa a ser só mais um veículo na avenida congestionada" rsrsrs gostei do texto.

    ResponderExcluir
  2. Foi na farmácia que eu ouvir falar do seu blog, uma moça falava com uma pessoa fazendo comentários excelentes com muito entusiasmo.
    __ Você tem que ver, ela fala no blog abertamente da relação que ela teve, com detalhes, o nome do blog é chuteiras, cinema e pipoca, você vai amar.
    Como eu estava na fila do caixa esperando para ser atendida, ouvir a conversa sem querer (querendo) e anotei rapidamente, ao chegar em casa resolvi checar o tal blog.
    Domingo, 28 de Junho de 2009. Comecei a ler o seu relato, adorei maravilhoso, não estou passando no momento por nenhuma crise amorosa, mas acredito que muitas pessoas leram se identificaram e acordaram pra vida, as suas palavras são como uma injeção de ânimo para quem está sofrendo de amor.
    Terça-feira, 28 de Abril de 2009
    Comecei a ler e de imediato pensei “esta pessoa que escreveu foi Luciana? E Luciana é homem ou mulher?”
    Fiquei sem entender, porque falar de futebol se você tem o dom das palavras?Já que você é escritora e não achou o caminho, porque não seguir a linha do relato do dia 28 de Junho de 2009? Poça ser que lhe agrade mais falar de futebol, mas o seu caminho é outro.
    Ajude o universo a conspirar a seu favor.
    Gleide Sena

    ResponderExcluir
  3. sou suspeito pra falar né lu... desde a infância sou seu fã rsrsrs
    escreve muito bem, e continue, comunicação inteligível e interessante é o que nos difere dos outros animais...
    ganhou um leitor assiduo.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. E ae Lu!! Blz?? Parabéns hein!! 6 a 2 no Santos não eh pra qualquer um! hehehehehehe
    Eu te deixo atualizada quanto ao Vitória. hehehhehe
    Bjuss
    Guilherme

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga bahiana!!!! Saudade de você! Eu adoro blog, inclusive até tive um... está bem desatualizado, mas quero voltar a escrever...

    Estou saindo de férias em agosto... vc estará na bahia????

    Adorei as suas palavras... Mas nada de fazer merchandising para a UPS! É Correios amiga!!!! hehehehehe!

    Quanto ao fim do amor, tenho 2 momentos marcantes: o primeiro é quando vc não acorda mais pensando na pessoa e o segundo é quando vc sai sozinha e quando vê uma coisa interessante não sente a mínima vontade de ligar para dizer: Queria tanto que você estivesse aqui... Beijo!

    ResponderExcluir
  6. está massa Luciana... agora,só uma sugestão, vc poderia usar todo seu talento para escrever sobre o nosso Timão! Ronaldo e C&A estão encantando a todos por aqui... e sei que vc tem vontade de ser "mais uma louca no bando de loucos"... Abraço

    ResponderExcluir
  7. Oi Lu!!muito legal essa iniciativa do blog, confesso q gostei mais da postagem do dia 28/06 concordo plenamente com muita coisa q vc escreveu!
    Bjos Stefanie

    ResponderExcluir
  8. A M E I , Lúluzinha!!!!!    Congratulations!!!Vou acompanhar sempre! Beijos e Saudade!Ló Franco

    ResponderExcluir
  9. Luciana, seu blog tem um defeito: quando começamos a ler (e gostamos muito do que estamos lendo), as mensagens terminam e ficamos com a vontade de ler mais e mais. Isto porque o texto é bem escrito, com correção, elegância e sentimento. Texto de escritor, melhor dizendo, no caso, de escritora, de quem lê bons autores (estou certo?) e vê bons filmes. E pensa. Literatura, cinema, futebol, vida vivida e sentida com intensidade, eis uma ótima combinação. Visitarei o blog de vez em quando para ver as novidades. Espero encontra-las.
    Parabéns, minha cara amiga, pelo texto tão sensível e verdadeiro. Abraço de Carlos Ribeiro

    ResponderExcluir
  10. Acho que não sou mais uma fã solitária...agora compartilho você com o mundo virtual, essa vitrine maravilhosa!!! hehehehe
    Beijos e continue a escrever, como você faz isso bem menina!!!
    Cheiro
    Su

    ResponderExcluir
  11. Oi Lú. Hoje resolvi parar para ler o seu blog. Não sabia que escrevia tão bem. Consegue prender a atenção do leitor e aguçar a curiosidade para o que vem adiante. Parabéns! Chris

    ResponderExcluir
  12. Diga minha querida, que sua mãe é toda sua!
    Sou mesmo mãe coruja amo minha filha e faço
    questão de dizer pro mundo que você é demais
    sou sua fan de carteirinha, pena que não está
    escrevendo com assiduidade, mas estou sempre esperando algo novo vindo de minha querida filha. te ammmoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!

    ResponderExcluir