quarta-feira, 1 de junho de 2011

Passeio em Wembley

Mal entramos no século XXI e o Barcelona já é apontado como o time do século! De fato, o jogo de sábado pela final da Champions League contra o Manchester United, revelou a superioridade do campeão espanhol, que não tomou conhecimento da equipe de Sir Alex Ferguson e venceu a partida por 3 a 1. A vitória rendeu ao Barcelona sua terceira Liga dos Campeões em seis anos.

O Manchester United entrou em campo disposto e demonstrou personalidade desde o início. Mas não demorou nem dez minutos para que o Barça tomasse o controle da bola e começasse a fazer o que sabe fazer de melhor: tocar a pelota de um lado para o outro. E foi assim que saiu o primeiro gol, aos 27 minutos. De Iniesta para Xavi, de Xavi para Pedro, de Pedro para o fundo da rede. Barcelona 1 a 0.

Os Diabos Vermelhos reagiram com prontidão. A estrela de Rooney, que brilhou durante toda a etapa final da Champions, se ascendeu mais uma vez. Ele iniciou jogada pela lateral, tocou para Giggs, recebeu a bola na entrada da área e chutou para marcar o gol de empate. O Manchester estava vivo na decisão.

Se o gol de Rooney restaurou a esperança dos ingleses, a atuação impecável do Barcelona durante todo o segundo tempo demonstrou o quão distante o Manchester United estava de sair de Wembley carregando a taça.

O segundo tempo foi todo do Barça. Não é que o Manchester jogasse mal, é que simplesmente não conseguia jogar, nem via a cor da bola. A impressão que dava era que o Barcelona jogava mais uma partida da liga espanhola, contra um time do pelotão do meio e não contra a equipe que esteve em três das últimas quatro decisões da Liga dos Campeões.

O Barcelona podia ter marcado quatro, cinco, seis, tantas foram as chances claras de gol. Mas os dois gols do segundo tempo, Messi, em mais uma noite inspirada, aos 9 minutos e David Villa aos 24, foram o suficiente para selar a vitória da equipe catalã.

Ainda faltam 89 anos para sabermos qual será o time do século. Mas o Barcelona já largou na frente. Quem quiser alcançá-lo na briga, tem muita bola por jogar.

No final do ano, a equipe catalã vai ao Japão disputar o Mundial de Clubes da FIFA. Se o Santos for campeão da Copa Libertadores da América, poderá ser adversário do Barça na final do Mundial. Mas antes de começar a sonhar com um duelo entre Lionel Messi e Neymar, os garotos da Vila Belmiro precisam passar pelo Cerro Porteño, na partida válida pelas quartas-de-final da Libertadores, que será jogada nesta quarta-feira no Paraguai.

Um comentário:

  1. Brilhante relato! Você conseguiu me recolocar dentro do jogo novemente. Texto rico em detalhes e clareza. Daqui a 89 anos o Barça, com certeza, estará entre os melhores do século. Do jeito que vai você também estará.

    ResponderExcluir